Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Grêmio quer esquecer tropeços e obter vantagem na Copa do Brasil

Grêmio e Corinthians têm uma história à parte na Copa do Brasil. Um clássico que já protagonizou duas decisões do torneio e outros tantos embates emocionantes, com capítulos memoráveis para os dois lados. Às 21h50min desta quarta-feira, no Pacaembu, os dois times iniciam mais um capítulo, em jogo de ida pelas quartas de final da competição. O Tricolor quer apagar os últimos tropeços e sair de São Paulo com uma boa vantagem.

O Grêmio tenta reencontrar a vitória depois de três jogos e apagar de vez a má fase vivida pelo time. Mesmo assim, o empate, com gols, fora de casa é considerado um grande resultado. No primeiro jogo contra o Timão neste ano, o Tricolor perdeu por 2 a 0, mas o técnico Renato Portaluppi aposta em um confronto diferente do Brasileiro. “O time está muito mais preparado”, disse.

Apesar dos resultados ruins das últimas rodadas no Brasileirão, o comandante gremista vai manter o esquema com três zagueiros. Por causa das carências no setor defensivo, com Gabriel e Werley lesionados, o garoto Rafael Thyere, do time sub-20, foi chamado para integrar o grupo principal. A princípio, ele começa o jogo no banco. Mas pode iniciar a partida se Saimon não tiver condições. Ele ficou fora do rachão na véspera. 

No meio-campo, Renato deve repetir a formação com três volantes: Souza, Ramiro e Riveros. Com isso, deixa os meias Elano e Zé Roberto na reserva. No ataque, a dupla deve ser formada por Kleber Gladiador e Barcos. O jogo de volta ocorre no dia 23 de outubro, na Arena. 

Confrontos na Copa do Brasil

Os gremistas não esquecem da memorável final de 2001 e o show de Marcelinho Paraíba, Zinho e companhia, no Morumbi, na vitória por 3 a 1. O jogo do quarto título, após um empate sofrido na primeira partida, em 2 a 2, no Olímpico. Ou ainda da semifinal de 1997, quando bateu a equipe paulista, também no estádio do São Paulo, por 2 a 1 dando apenas um chute a gol. Classificação para a decisão sacramentada depois com um empate, em Porto Alegre, em 1 a 1.

As memórias agradáveis não param por aí. Afinal, dos cinco embates anteriores, o Grêmio levou a melhor em quatro deles, como as quartas de final de 1991 e as oitavas de final de 1994. Os corintianos, porém, não têm apenas lamentações. Em 1995, comandados por um Marcelinho Carioca, o time vergou o Grêmio de Luiz Felipe Scolari em pleno estádio Olímpico. 

A Copa do Brasil parece atrair sempre Grêmio e Corinthians e, hoje, atletas como Kleber, Guerrero, Barcos, Émerson, Dida e Cássio tentam escrever os seus nomes neste duelo. Como já fizeram Paulo Nunes, Marcelinho Carioca, Marcelinho Paraíba e outros tantos.

Timão há seis jogos sem vencer

Para o Corinthians, só o triunfo afasta a crise que se instalou no Parque São Jorge. Afinal, já são seis jogos sem vencer e apenas um gol marcado, deixando a equipe distante da briga pelo G-4 no Campeonato Brasileiro. O time paulista estagnou e até o técnico Tite passou a ser contestado. 

“Temos que tirar uma vantagem deste primeiro tempo. São três opções: vencer sem tomar gols, uma simples e pura vitória ou o terceiro estágio, que é um empate sem gols”, ressaltou Tite que se torna hoje o segundo técnico com mais jogos pelo Timão.

Copa do Brasil - Quartas de final

Corinthians
Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Igor; Ralf, Maldonado, Danilo, Douglas e Emerson Sheik; Guerrero. Técnico: Tite

Grêmio
Dida; Saimon, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Ramiro, Riveros e Alex Telles; Kleber e Barcos. Técnico: Renato Portaluppi

Local: Estádio Pacaembu, São Paulo-SP
Horário: 21h50min
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro, auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago e Kléber Lúcio Gil

Assista Corinthians x Grêmio AO VIVO por um dos canais no link http://www.grupojdo-gremio.blogspot.com

Tabela Campeonato Brasileiro 2014