Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Zé Roberto comanda Grêmio contra o Goiás para igualar antiga façanha no Brasileirão

No Campeonato Brasileiro de 1980, o Grêmio vivia uma fase semelhante à atual e conseguiu a façanha de acumular seis vitórias consecutivas. Trinta e três anos depois, o Tricolor tem nesta terça-feira, às 19h30min, a chance de igualar o feito e contará com Zé Roberto desde o início da partida para conquistá-lo. E toda ajuda será bem-vinda porque, além do Goiás, o time de Renato Portaluppi terá de enfrentar o clima abafado do Serra Dourada. 

Mas um bom resultado diante do Goiás não representa apenas a reedição de uma façanha do passado. A vice-liderança no Campeonato Brasileiro dá ao Grêmio a autorização para sonhar, ainda que a primeira colocação não seja algo tão necessário neste momento da competição. 

Apesar disso, o presidente Fábio Koff afirmou que o Grêmio tem a obrigação de ao menos buscar o protagonismo no Brasileirão. “Queremos ser o ator principal. Em nenhum momento vamos abrir mão do título, e não somos coadjuvantes na competição”, enfatizou o mandatário. 

E ser a estrela da companhia não é fácil dentro do Brasileirão. Não há compromisso fácil no certame e hoje o Grêmio irá enfrentar um adversário como "chato" pelo atacante Kleber. Ele lembrou, ainda, que o grupo conversa bastante e está preparado para algo inevitável no futebol: apesar de estar numa grande fase e sem perder há muitos jogos, o Grêmio vai acabar tropeçando em algum momento. 

O volante Souza tem outra preocupação e ela não é pequena. Trata-se de Walter, principal arma do Goiás no Brasileirão. Ele acredita que o cansaço do atacante pode ajudar o Tricolor a conquistar a sexta vitória seguida no Brasileirão. “Se ele tiver cansado, é melhor para a gente. Ele é um jogador que tem que ser marcado de perto. Mas não somente ele, porque o Goiás tem outros bons jogadores, como o Renan Oliveira e o Hugo”, observou. 

Dentro de campo, Renato não teve muito trabalho para definir a equipe que irá enfrentar o Goiás. Zé Roberto ingressou na vaga deixada por Riveros, suspenso e convocado para a Seleção do Paraguai. Gabriel será o substituto de Rhodolfo, que não poderá atuar porque levou o terceiro cartão amarelo. 

Walter é a arma do Goiás

Na última vez em que enfrentou o time gáucho, no caso o Inter, Walter não conseguiu fazer gols, mas participou ativamente dos tentos marcados pelo Goiás no empate entre as duas equipes em 3 a 3 no estádio do Vale. Nessa segunda-feira, a sua presença no duelo contra o Grêmio era incerta porque o jogador já havia pedido folga por conta do desgaste. 

Com uma campanha razoável no Brasileirão, o Goiás acredita que ainda pode melhorar e chegar à Libertadores. Este é o pensamento do volante Dudu Cearense. "Mesmo com todas as dificuldades, com o que estamos jogando, podemos pensar em Libertadores, temos que pensar grande. Todos têm que pensar assim. Já mostramos muito contra grandes times do Campeonato Brasileiro", disse.

Na última rodada, o Goiás empatou em 0 a 0 com o Atlético-MG, em Goiânia e estacionou na nona colocação do Campeonato Brasileiro. O time esmeraldino tem apenas três vitórias dentro de casa. 

Brasileirão 2013 - 18ª Rodada

Goiás
Renan; Vitor, Ernando, Rodrigo e W. Matheus; David, D. Cearense, Renan Oliveira e Hugo; Tartá e Walter. Técnico: Enderson Moreira.

Grêmio
Dida; Werley, Bressan e Gabriel; Pará, Souza, Ramiro, Zé Roberto e Alex Telles; Kleber e Barcos. Técnico: Renato Portaluppi. 

Local: Serra Dourada. 
Horário: 19h30min. 
Árbitro: Ricardo Ribeiro (MG).

Tabela Campeonato Brasileiro 2014