Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Grêmio encara Santos na Copa do Brasil para ampliar boa fase

Tradicional desbravador da Copa do Brasil, o Grêmio inicia nesta quarta-feira mais uma de suas expedições na competição conhecida como atalho para a Libertadores. Neste ano, o Tricolor estreia diretamente nas oitavas de final e já enfrenta um gigante do futebol brasileiro, carente de uma identidade. A partida contra o Santos, às 19h30min, na Vila Belmiro, servirá ao clube gaúcho de oportunidade para estender a boa fase conquistada no Brasileirão para o torneio nacional. Além disso, recomeça a luta pelo quinto título do certame. 

Com três vitórias consecutivas na bagagem, o Grêmio desfruta de uma situação favorável no Brasileirão. O terceiro lugar na competição deu tranquilidade ao grupo de jogadores, que desde a chegada do técnico Renato Portaluppi buscava uma maneira de melhorar o desempenho na temporada. Após um começo irregular, o treinador encontrou no esquema com três zagueiros a fórmula ideal para as vitórias. 

O encaixe do time ocorreu em um momento incomum, justamente quando os principais jogadores estão fora. Elano, Zé Roberto e Eduardo Vargas estão lesionados e somente o camisa 10 tem um prazo para retornar: em 15 dias. Renato foi obrigado a se virar e desde então colocou em campo escalações que tinham um meia apenas e outras que contavam com três volantes. 

O time que venceu o Vasco em São Januário só deve contar apenas com uma novidade: o retorno de Bressan. Ele ocupará a vaga de Gabriel. A equipe está pronta e o espírito também, tanto que para o lateral Alex Telles o Grêmio está mais à vontade nos jogos fora de casa. "Os últimos resultados nos deixaram mais à vontade para jogar fora de casa. Estamos com confiança e será preciso repetir a pegada e a inteligência das outras partidas contra o Santos", disse. 

Somar pegada e inteligência na partida de hoje parecer ser a solução para o Grêmio. No entanto, nesta equação, tudo que o time não quer incluir é o desespero, segundo o atacante Kleber. "Será um jogo difícil porque são dois clubes de tradição e que sabem jogar este tipo de competição. O Santos também é forte neste estilo de campeonato e por isso não podemos nos desesperar. Não podemos querer fazer um resultado de imediato e correr o risco da coisa desandar", analisou.

Santos em má fase 

A fase não é das melhores para o Santos. Sem vencer desde o dia 24 de julho, quando fez 2 a 0 no Crac e avançou na Copa do Brasil, o Santos passa por momento turbulento na política, com baixas no Comitê de Gestão e com a licença médica de um ano do presidente Luis Alvaro Ribeiro.

Se o jejum incomoda, a equipe ostenta um longo período sem perder na Baixada Santista. A última derrota foi há quase um ano, no dia 29 de agosto, para o Bahia, por 3 a 1. Desde então, são 26 partidas, com 13 vitórias e 13 empates.

Em relação ao time que vinha atuando no Brasileirão, o único desfalque que o técnico Claudinei Oliveira terá é o lateral-direito Cicinho, que já defendeu a Ponte Preta pela Copa do Brasil. Galhardo e Bruno Peres brigam por uma vaga no setor.

Copa do Brasil 2013 - Oitavas de final 

Santos
Aranha; Galhardo, Edu Dracena, Durval e Mena; Alison, Marcos Assunção, Cícero e Montillo; Thiago Ribeiro e Willian José. Técnico: Claudinei Oliveira.

Grêmio
Dida; Bressan, Rhodolfo e Werley; Pará, Ramiro, Souza, Riveros e Alex Telles; Kleber e Barcos. Técnico: Renato Portaluppi.

Local: Vila Belmiro 
Horário: 19h30min. 
Árbitro:Jaílson Macedo Freitas (BA)

Assista AO VIVO a partida por um dos canais disponíveis no link: http://grupojdo-gremio.blogspot.com.br/

Tabela Campeonato Brasileiro 2014