O domingo é de festa para o Grêmio. Há 30 anos, o clube conquistava pela primeira vez o principal título do continente, a Libertadores. Apesar da data especial e das festividades organizadas pelo clube, o departamento de futebol garante que o pensamento do grupo está voltado apenas para o jogo contra o Fluminense, na Arena, às 16h, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
A tarefa do Tricolor é bater os cariocas e recuperar os pontos perdidos no jogo anterior, na derrota para o Criciúma, fora de casa. Em entrevista à Rádio Guaíba, o diretor executivo Rui Costa colocou a responsabilidade pela vitória em cima do grupo gremista. “O Fluminense é um grande clube e dificílimo. Mas nossa obrigação é de recuperar os pontos perdidos para o Criciúma”, destacou o dirigente. “Vejo os jogadores muito tranquilos, com vontade e empenhados para jogar neste domingo”, acrescentou.
A ordem de a festa pela conquista de 1983 não entrar no vestiário partiu do técnico Renato Portaluppi, o principal homenageado do dia. Apesar de ter sido o destaque do Tricolor na trajetória pelo primeiro título continental, o treinador disse que a festa deve ser apenas fora de campo.
“Estou muito feliz pela comemoração, mas a festa tem que ser fora da Arena, porque, dentro do campo, temos um jogo muito importante”, alertou. Em virtude da data, desde o início da semana a diretoria gremista disponibilizou, pela internet, ingressos com 30% de desconto para os sócios-torcedores do clube. Outra novidade é que o limite de compras por CPF foi ampliado e passa a ser de quatro ingressos.
Com uma semana para treinar e curar as feridas pelo tropeço diante do Criciúma, o Grêmio encaminhou o time durante a semana e não deve ter novidades para a partida. Sem o atacante Eduardo Vargas, Kleber Gladiador ganha uma nova oportunidade ao lado do centroavante Hernán Barcos. No meio-campo, o volante Adriano está de volta e Cristian Riveros faz sua estreia no Tricolor.
Para terminar a preparação antes do jogo contra o Flu, o time realizou um treino recreativo na Arena na parte da manhã. A atividade contou com a participação do técnico Renato Portaluppi e animação do elenco. Além do rachão, os jogadores aprimoraram as jogadas de bola parada.
Abel pressionado
O técnico Abel Braga está pressionado no Fluminense. Apesar da crise do time carioca, o treinador garantiu que seu projeto ainda não acabou. “Meu projeto no Fluminense não está completo porque a minha obsessão é a mesma do torcedor, do patrocinador, da diretoria que é conquistar a Libertadores. Estou muito tranquilo, muito forte, não tenho a mínima vontade de sair do clube”, disse.
Brasileirão – 9ª rodada
Grêmio
Dida; Pará, Werley, Bressan, Alex Telles; Adriano, Riveros, Elano, Zé Roberto; Kleber e Barcos.Técnico: Renato Portaluppi.
Fluminense
D. Cavalieri; W. Silva, Gum, L. Euzébio, Carlinhos, Edinho; Jean, Wagner, Deco; Rafael Sobis e Samuel Rosa. Técnico: Abel Braga.
Local: Arena (POA)
Horário: 16h
Árbitro: Raphael Claus (SP)