Nada melhor do que encarar um Santos destroçado para que o Grêmio embale de vez e obtenha sua segunda vitória no Brasileirão, hoje na Vila Belmiro — a primeira foi contra o Náutico, na estreia. Depois de Neymar, vendido ao Barcelona, o time paulista ficou ontem sem seu treinador, Muricy Ramalho, e será comandado neste sábado pelo interino Claudinei Oliveira.
Uma sensação de insegurança quanto ao futuro toma conta dos torcedores santistas. Montillo, que, na teoria, seria o substituto, ainda não emplacou. Nada disso, no entanto, faz Vanderlei Luxemburgo prever facilidades no jogo.
— Neymar fará falta. Qualquer equipe que perde um jogador como ele sente falta. Mas o time deles é forte, sobretudo em casa — alerta o treinador.
Sem Marco Antonio, lesionado, Luxemburgo escala Adriano, recuperado de lesão no joelho direito, na vaga de Fernando, convocado pela Seleção Brasileira.
— Ele não está 100%, mas vai na necessidade — diz o treinador.
Muricy
Por meio de um comunicado oficial, em que elogia o treinador por ter marcado seu nome na história do clube, o Comitê de Gestão do Santos anunciou ontem a saída de Muricy Ramalho. Chegava ao fim de uma história de dois anos e 150 jogos, marcada por conquistas como a Copa Libertadores de 2011, um tricampeonato paulista e a Recopa Sul-Americana de 2012. A contrapartida foi a goleada por 4 a 0 sofrida diante do Barcelona no Mundial de 2011.
O argentino Marcelo Bielsa, de saída do Atlético de Madri, é um dos cogitados para assumir. Outros nomes lembrados são Dorival Júnior e Mano Menezes.
Neymar
Ao depositar 58 milhões de euros, rateados entre as contas do Santos, do fundo de investimentos DIS e do próprio jogador, o Barcelona tornou realidade no último final de semana o sonho de contar com Neymar. Formado no próprio clube, onde atuou a partir dos nove anos, Neymar teve na conquista da Libertadores de 2011 o ápice de sua passagem pelo ex-clube.
A apresentação oficial ocorrerá segunda-feira, dia 3. Os primeiros jogos, contudo, só serão disputados depois da Copa das Confederações, em que aparece como o maior destaque da Seleção Brasileira.
Na Vila Belmiro, os garotos Giva, 20 anos, Gabigol, 16, e Neilton, 19, são apontados como os herdeiros de Neymar.
Montillo
Mesmo com os recursos gerados pela venda de Neymar, o Santos não pretende contratar outro jogador para ser o cérebro do time. Toda as fichas serão apostadas em Montillo, 28 anos, contratado em janeiro vindo do Cruzeiro.
Só que o argentino ainda não repetiu a performance do time mineiro no Santos. Seus números não são estimulantes e já é visto com desconfiança.
— Ele ainda não conseguiu jogar tudo o que sabe — afirma o repórter Paulo Rogério, dos jornais A Tribuna e Expresso Popular de Santos.
BRASILEIRÃO — 3ª RODADA — 1º/6/2013
SANTOS
Rafael; Galhardo, Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior, Arouca, Montillo e Cícero; Neilton e Willian José. Técnico: Claudinei Oliveira (interino)
GRÊMIO
Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano, Souza, Zé Roberto e Elano ;Vargas e Barcos. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
16h20min
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Rodrigo Henrique Corre (RJ).
Local: Vila Belmiro, em Santos
Fonte: Zero Hora