Alguém terá que pagar pelo tropeço diante do Huachipato. Esse foi o discurso gremista após a derrota na primeira rodada da Libertadores. O adversário da vez é o Fluminense e o confronto, marcado para as 22h desta quarta-feira, no estádio do Engenhão, tem tudo para ser um jogo de xadrez. A partida reúne grandes técnicos e peças de destaque no futebol brasileiro. A reabilitação do Tricolor no torneio está em jogo e não pode ser adiada.
O surpreendente insucesso diante dos chilenos abriu os olhos do Grêmio para o que representa a Libertadores. O resultado refletiu até no Gauchão, com a escalação de titulares no jogo contra o Veranópolis. Embora comissão técnica e jogadores se preocupem em dizer que não há pressão para o jogo desta noite, uma vitória recoloca o Tricolor gaúcho na briga pela classificação. Uma nova derrota pode representar a necessidade de sacrifício nas próximas rodadas e tornará obrigatória a conquista de três pontos em todos os jogos em casa.
A conta apontada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo indica que é possível classificar com dez pontos, mas nem o treinador e os jogadores querem trabalhar com essa possibilidade. O zagueiro Cris explicou que a partida contra o Fluminense será mais fácil de ser jogada porque os cariocas não atuarão tão recuados, a exemplo do Huachipato. O defensor ainda precisa se preocupar em parar Fred, destaque do time de Abel Braga. “O Fred é um jogador perigoso, tanto que está na Seleção. Por isso, tem que ter muita atenção”, comentou o defensor. “Já comecei a conversar com o Werley sobre a marcação em cima do ataque deles”, acrescentou.
No Rio de Janeiro, o lateral André Santos pregou cuidado com toda equipe do Fluminense e destacou a capacidade coletiva dos cariocas. "Claro que o Fred é perigoso, mas temos que nos preocupar com o time inteiro. É uma equipe competente e bastante entrosada, que ainda conta com um grande técnico", recordou.
Durante o treinamento no Engenhão, Luxa esboçou a equipe com Fernando na vaga de Adriano e Welliton no lugar de Barcos. O centroavante argentino foi integrado à delegação na noite dessa terça-feira e é dúvida para o jogo. O certo é que ele e o colega Eduardo Vargas contam com bom retrospecto diante de clubes cariocas. Juntos, eles somam 11 gols marcados contra times do Rio.
Chance de disparar e abater adversário importante
Para o Fluminense, a partida de hoje é a chance de disparar no grupo 8 da Libertadores. Depois de vencer o Caracas fora de casa, o time de Abel Braga pode deixar o Grêmio sem pontos caso conquiste uma vitória no Engenhão.
No último fim de semana, pelo Campeonato Carioca, dois jogadores importantíssimos na conquista do título brasileiro em 2012 fizeram sua estreia neste ano pelo Fluminense: o meia Deco e o zagueiro Gum, ambos recuperados de contusão. Nesta quarta-feira, ambos devem ser escalados novamente.
O técnico Abel Braga foi cauteloso quanto à escalação de Deco, que aguentou 75 minutos na vitória sobre o Volta Redonda no domingo. "Foi apenas um jogo desde o ano passado. A derrota do Grêmio na estreia deixou o jogo ainda mais complicado. Vamos ver isso com calma", explicou.
Enquanto isso, o zagueiro Leandro Euzébio está preocupado com o atacante Barcos, que já na estreia pelo Grêmio, na semana passada, marcou seu primeiro gol pelo novo clube. "É um jogador muito calmo. Já vi muitas de suas partidas e fico impressionado com isso. Ele não se apavora em nenhuma situação. Mas não é só ele. O Zé Roberto também tem muita qualidade e merece atenção", afirmou o defensor.
Libertadores 2013 - Grupo 8
Fluminense
Diego Cavalieri; Bruno, Gum, L. Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves; W. Nem e Fred. Técnico: Abel Braga.
Grêmio
Dida; Pará, Werley, Cris e André Santos; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Eduardo Vargas e Barcos (Welliton). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Árbitro: Paulo César de Oliveira.
Local: Engenhão.
Início: 22h.